• Atendimento a Clientes

Lições de liderança pelo exemplo

Um exemplo vale mais que mil palavras. Acredito fielmente no modelo de liderança que as pessoas são espelhos de seu líder. A visão do líder influencia diretamente seus colaboradores. Não podemos dizer uma coisa e fazer outra completamente diferente. Se a postura for positiva, incentivando o ambiente colaborativo e participativo, ótimo. Se o gestor for centralizador e autoritário e limitar as iniciativas da equipe e desenvolver um atendimento cordial e atencioso com os clientes, provavelmente os clientes serão mal-entendidos, o ambiente não será fértil para iniciativas inovadoras e os colaboradores vislumbrarão o crescimento fora da empresa. 



Segundo Alexandre Neves, que fundou a Kaizen, uma integradora de sistemas que ganhou vários prêmios como melhor empresa para trabalhar no Brasil e na América Latina e que foi comprada anos atrás pela Sonda IT, afirma “elas tem que sentir que fazem diferença. Temos que manter o alto-astral, sermos exemplos de postura e credibilidade. Por isso os líderes têm que estar sempre de alto-astral? Claro que não. Como todo ser humano, oscilações de humor são normais, mas o fundamental é estar convicto da causa, do propósito, da missão, da visão. Credibilidade é o alicerce da liderança. Se o líder perder a credibilidade diante do time, nada mais vai restar. Credibilidade é conquistada através de diálogo franco, convivência e exemplo diário”, finaliza Alexandre. 

Vamos a outro líder carismático que assumiu um desafio nada fácil em janeiro de 2009, Barack Obama, 44º Presidente dos EUA. A situação que ele encontrou o país merecia atenção. Independente de ideologias partidárias, cor, raça ou religião, nós não podemos negar as características marcantes de liderança e carisma de Obama. Afinal, seu sucesso estava sustentado em sua proposta de figurar como ponto de convergência entre pessoas diferentes. Este é um dos papéis de um líder. Unir as pontas, inclusive algumas vezes bem divergentes. A simplicidade aparente de seu slogan traz muito que pela defesa da mudança, proporciona a seus seguidores a crença de que é preciso mudar, mesmo que para melhorar seja necessário piorar ainda mais. 

Os grandes líderes têm como característica marcante este poder de atração, que geralmente não está 100% sustentado em questões e defesas racionais, visto que possui um “tempero” especial proporcionado pela emoção. O presidente realmente levou a população a um verdadeiro clima de comoção nacional. Como o desafio não é nada fácil, realmente a figura de um líder carismático e que se propõe a realçar semelhanças e propostas comuns, não as diferenças, teve grandes vitórias. E a mudança já está acontecendo. Nunca vou me esquecer do momento que vivenciei no evento de posse onde uma norte-americana que estava a minha frente, assistindo emocionada ao juramento do novo presidente, minutos após o encerramento, começou a chorar, a abraçar e dar beijos em todos a sua volta. Indiscutivelmente a liderança de Obama já havia começado a surtir efeitos em seus seguidores no primeiro dia de posse. Um povo que tem, por questões culturais, considerável dificuldade em demonstrar seus sentimentos em público, apresentar sinais de afeto para estranhos, realmente me leva a acreditar que os tempos de mudanças chegaram. Assim, liderar pessoas que você consegue ver o brilho nos olhos se torna muito mais fácil.

#RoccatoInfluencer #DirectChannel

Contact us

Brazil:

Rua Barão do Triunfo, 88 - Conj. 908

São Paulo  SP  04602-000

Phone +55 11 3294 9400

Sending the form formalizes your acceptance of the terms of use and privacy of the site

Copyright©2018 -All rights reserved for Direct Channel® Group- São Paulo - Brazil - +55 11 3294 9400

Privacy Policy